Resenha: Mitologia Nórdica

10:22

Resenha: Mitologia Nórdica
Neil Gaiman



Então... eu finalmente li Neil Gaiman, não comecei com um romance, mas sim com um livro de contos sobre a mitologia nórdica, sobre a qual eu não tinha um pingo de conhecimento.
O livro me surpreendeu e por isso trago a resenha para vocês.

Sinopse: 
  Na mitologia nórdica, Gaiman permanece fiel aos mitos ao prever o maior panteão dos deuses nórdicos: Odin, o mais alto dos altos, sábios, ousados ​​e astutos; Thor, filho de Odin, incrivelmente forte, mas não o mais sábio dos deuses; E Loki-filho de um irmão de sangue gigante para Odin e um malandro e insuperável manipulador.
 Gaiman modela essas histórias primitivas em um arco romântico que começa com a gênese dos nove mundos lendários e mergulha nas façanhas de deidades, anões e gigantes. Uma vez, quando o martelo de Thor é roubado, Thor deve disfarçar-se como uma mulher - difícil com sua barba e enorme apetite - para roubá-lo de volta. Mais pungente é o conto em que o sangue de Kvasir - o mais sagaz dos deuses - se transforma em um hidromel que infunde bebedores com poesia. O trabalho culmina em Ragnarok, o crepúsculo dos deuses e o renascimento de um novo tempo e de pessoas. 



 Dei uma pausa na minha leitura de It, a coisa e procurei livros curtos e rápidos para ler, nesta busca, encontrei Mitologia Nórdica do Neil Gaiman, que é bem leve e da pra ler em "uma sentada".
 O livro traz 16 contos que Gaiman adaptou da mitologia nórdica, alguns muito bons e outros que custei ler. Mas o melhor de tudo é o conhecimento que nos é agregado sobre uma mitologia tão desconhecida, comparada com a grega e romana.
 No início, os personagens são brevemente apresentados: Odin, Thor e Loki. Ao decorrer da história, conhecemos outros que também são importantes para o enredo. 
 Os primeiros contos são como um "gênesis", explicando a origem do mundo (que por sinal é muito bizarra) e dos deuses. Não entrarei em detalhes porque a graça do livro é descobrir como tudo aconteceu, é como um conto de fadas obscuro sobre a origem.
 Depois das devidas explicações, entramos na intimidade do mundo dos deuses, descobrimos suas loucas aventuras, o que Loki apronta com seus companheiros e até mesmo ficamos sabendo como Thor ganhou seu famoso martelo.
 Outra coisa notável que amei sobre a história, é a humanização dos deuses. Eles não são figuras perfeitas, são simplesmente humanos, com vários defeitos, como egocentrismo, escolhas erradas, traições, etc. 
 Todo o meu conhecimento sobre esta mitologia vinha do que a Marvel me contava sobre Thor e Loki, mas esse livro me fez mudar meus conceitos sobre o herói dos Vingadores. Claro, que o Thor da Marvel é apenas uma inspiração do original, mas devo dizer que foi bem legal conhecer mais de um personagem tão conhecido.
 O livro foi um ótimo primeiro contato com o autor, não é uma obra que estará nos melhores do ano, mas foi uma leitura muito gostosa e que adorei ter feito.

 Recomendo a todos que têm interesse em conhecer mais da mitologia nórdica e gostam de livros de contos.



xoxo 

Compre aqui:



You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images