Resenha: Por Isso a Gente Acabou

09:03

Resenha: Por Isso a Gente Acabou
Daniel Handler

Olá, pessoas. Hoje trago a resenha de um livro que é meu queridinho, não é uma leitura recente, mas vi o livro na estante e vi que necessitava trazer para o blog um post sobre ele.
O livro é o Por isso a gente acabou do Daniel Handler, isso mesmo o Lemony Snicket de Desventuras em Série, uma série que nunca li, mas tenho MUITAAA vontade de ler.


Sinopse:
Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida.


 O livro se inicia depois do rompimento do casal, quando Min coloca em uma caixa todos os objetos que significaram alguma coisa no relacionamento para devolver a Ed e por meio de uma carta nos conta a história de cada um desses objetos e como foram importantes para que se apaixonasse por ele.
 Os dois personagens são clichês. Min é a garota peculiar, apaixonada por filmes e que sempre nota os pequenos detalhes. Ed é a estrela do time de basquete, bonito, atraente e que sempre dá aquele jeitinho para conseguir tudo o que quer.
 Desde o começo já sabemos que o namoro não deu certo, mas não sabemos o motivo certo e com o decorrer da história é possível ter algumas suspeitas do que aconteceu entre Ed e Min. Tudo entre eles acontece de maneira tão natural que acabamos por nos apaixonar pelo casal, mesmo sabendo que no fim algo dá errado.
 O que me interessou tanto na história é a forma como as coisas acontecem e são descritas, o livro tem tudo para ser mais um clichê sem graça, mas o autor fez de Min uma personagem completamente apaixonante. Sua escrita fez toda a diferença na história e as ilustrações são um perfeito complemento.
 Essa é uma história de adolescentes que estão na fase de descobrimento e Min deixa bem claro que reconhece sua imaturidade perante a tudo o que está acontecendo com ela e busca crescer e melhorar. O autor soube muito bem como é estar na pele de um adolescente, como é sentir algo com intensidade e saber que não é certo se sentir assim.
 Um dos pontos que mais gostei no livro foi como mostra a experiência de uma superação de forma cômica e leve, afinal sabemos que superar um coração partido não é nada fácil, ainda mais quando se é o primeiro. Mas o livro de certa forma ajuda quem está passando por isso, mostra outras maneiras de enxergar a vida e conseguir esquecer o que já passou.
 A história é triste, porque com o tempo entramos na pele de Min e sentimos junto com ela essa dor. Ao mesmo tempo, a leitura traz uma sensação de leveza no coração, porque sabemos que ela vai ficar bem, assim como compreendemos que iremos ficar bem depois de passar por uma situação assim.
 Esse livro me ajudou bastante a curar uma decepção amorosa e espero que a lição fique também para quem o ler.


xoxo

Avaliação:

★★★★





Ficha:


Nome: Por isso a gente acabou

Autor: Daniel Handler

Ilustração: Maira Kalman

Número de páginas: 368

Editora: Seguinte

Link para compra: Amazon








You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images