Resenha: Em Águas Sombrias

11:39

Resenha: Em Águas Sombrias
Paula Hawkins

Olá pessoas,já de início vou dizendo que é horrível criar expectativas altíssimas e não alcançá-las. Foi bem isso que aconteceu comigo com esse livro da Paula Hawkins que todos disseram superar A Garota no Trem.
Masss vamos lá...
Sinopse: 
"Cuidado com superfícies muito calmas, nunca se sabe o que pode haver embaixo delas. Da mesma autora do best-seller internacional A garota no trem Nos dias que antecederam sua morte, Nel ligou para a irmã. Jules não atendeu o telefone e simplesmente ignorou seu apelo por ajuda. Agora Nel está morta. Dizem que ela se suicidou. E Jules foi obrigada a voltar ao único lugar do qual achou que havia escapado para sempre para cuidar da filha adolescente que a irmã deixou para trás. Mas Jules está com medo. Com um medo visceral. De seu passado há muito enterrado, da velha Casa do Moinho, de saber que Nel jamais teria se jogado para a morte. E, acima de tudo, ela está com medo do rio, e do trecho que todos chamam de Poço dos Afogamentos… Com a mesma escrita frenética e a mesma noção precisa dos instintos humanos que cativaram milhões de leitores ao redor do mundo em seu explosivo livro de estreia, A garota no trem, Paula Hawkins nos presenteia com uma leitura vigorosa e que supera quaisquer expectativas, partindo das histórias que contamos sobre nosso passado e do poder que elas têm de destruir a vida que levamos no presente. "

O livo já se inicia com a morte de Nel, uma escritora famosa, mãe e sem motivos aparentes para cometer suicídio, que foi a causa da morte indicada pela polícia.
No enredo é notável a personificação do poço dos afogamentos, algo que traz tantas histórias de mulheres que morreram ao pular do penhasco para o poço.
No decorrer da escrita descobrimos a história de cada mulher que já morreu lá a partir da visão de Nel, que antes de sua morte escrevia um livro sobre o poço.
Com a morte de Nel, sua irmã com quem não falava há anos voltou a cidade para ficar com a sobrinha e acaba por se envolver na investigação da morte da irmã.
Vários personagens nos são apresentados, no começo é bem confuso, mas vamos nos ajustando á escrita pouco a pouco e criando certa intimidade com os personagens.

Bem, lá vou eu tentar colocar em ordem tudo o que pensei sobre esse livro (e foi bem confuso)...
Primeiramente devo dizer que não li A Garota no Trem, mas vi o filme e simplesmente amei. Sendo assim, esse foi meu primeiro contato com a autora e criei expectativas altíssimas, afinal o livro em questão ganhou premio no GoodReads e os comentários que rodam a internet diziam ser melhor que o debut da autora.
Então por todos esses motivos É CLAROOO que minhas expectativas estavam estourando a medida. E é por isso que acho que me decepcionei um pouco.
Li esse livro em dezembro e só hoje estou fazendo a resenha porque precisei de certo tempo para digerir e pensar bem no que vou escrever.
Pelo que vi do primeiro livro da Paula, esse parece seguir um caminho um tanto diferente do outro,visto que Em Águas Sombrias segue um caminho mais psicológico além do suspense em questão, o que quero dizer é que de maneira alguma o principal objetivo do livro é apenas que você fique tenso para saber quem é o assassino.
Mas, para mim, o suspense ficou um pouco perdido em meio a outros assuntos pautados, em alguns momentos parecia que a autora se esqueceu do que estava se passando na investigação.
Observei também que Paula simplesmente passou por todos os caminhos possíveis para dar pistas falsas, tentando nos fazer criar várias teorias que no final não fizeram sentido nenhum. Essa forma de escrita não funcionou de modo algum para mim.

Mas falemos dos pontos positivos, que são muitos.
A autora é simplesmente genial na criação dos personagens e esse foi o ponto mais alto da história ao meu ver. Parece que ela cria várias histórias extremamente completas e reais e nos identificamentos tremendamente com suas criações. 
Digo isso porque geralmente nos livros somos apresentados a personagens perfeitos que não fazem escolhas erradas e se encaixam perfeitamente em tudo. Mas nesse enredo, TODOS são humanos muito reais, com suas qualidades e defeitos, fazendo escolhas erradas e por assim vai. 
Não é possível você amar completamente ninguém no livro ao primeiro contato porque todos tem um passado sombrio, em que fizeram coisas ruins ou simplesmente tem um mal comportamento no presente. Alguns leitores se sentiram incomodados com isso porque não se apegaram com ninguém, mas eu achei simplesmente genial! 
Afinal, somos todos humanos e é de natureza cometer erros e mais erros. O que importa é melhorar e seguir em frente.

Por fim, amei a escrita de Paula Hawkins. Fui decepcionada pelo mistério, mas fiquei impressionada pela forma como apresentou tabus da sociedade.
Recomendo bastante o livro!

xoxo


Avaliação:

★★★★



Autora: Paula Hawkins

364 páginas 

Editora: Record (2 de maio de 2017)

Compre: Amazon

Adicione: Skoob / GoodReads

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images