Livro X Filme: It: a Coisa

13:33

Olá pessoas, hoje vim trazer minha breve opinião sobre o livro e o filme de It: a Coisa do Stephen King.


Sinopse do livro:
"Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em 'It - A Coisa', clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites."

Trailer do Filme:



Depois de mais de um mês com meu coração vivendo em Derry, finalizei o livro It: a Coisa com aquele sentimento maravilhoso de uma leitura fascinante e que vale muito a pena. Posso trazer uma resenha do livro algum dia, mas hoje vou apenas dar minha opinião sobre a relação filme e livro.
Primeiramente é importante lembrar que o livro tem 1100 páginas e algumas cenas bem fortes, por isso, acredito que nem o melhor dos melhores diretores conseguiria fazer um filme que seja completamente fiel ao livro, por falta de tempo e outros detalhes que são difíceis para adaptar.
Mas ainda assim o filme foi ótimo, conseguiu trazer a essência que percebemos no livro para as telas. Houveram várias mudanças? Sim, mas todas justificadas pela falta de tempo de trazer a história de cada personagem de modo mais detalhado.

Sobre os personagens:

Vale destacar que fizeram um trabalho sensacional com cada personagem, mesmo não aprofundando na história, conseguimos ver um pouco de cada um dos otários e o que acontece em suas famílias.
O Mike foi drasticamente modificado do livro para o filme, mas não me incomodou muito porque entendi a razão das mudanças e além disso, continuou sendo um personagem interessante.
No livro meu personagem preferido era o Ben, porque me identifiquei com ele logo de cara, mas no filme não aconteceu a mesma coisa e senti muito mais empatia pelo Eddie.

O que mais me incomodou no filme de longe foi a atriz que interpretou a Beverly, a atuação estava impecável, porém ela parecia muito mais velha que os meninos e durante a leitura, a imaginei no estilo moleca, ainda um tanto infantil, apesar da puberdade que estava se iniciando.

Um personagem injustiçado foi Patrick Hockstetter, não irei entrar em detalhes, mas no livro ele tem um papel importante, que para mim simboliza bastante a maldade humana. As cenas dele no livro são bem pesadas, mas ainda assim podiam ter mostrado esse lado dele de alguma outra forma mais leve.


Sobre o palhaço:
Não é segredo que a coisa não é realmente um palhaço, mas sim uma entidade que se transforma no maior medo da pessoa, e que ocasionalmente pode ser um palhaço. 
No filme a figura do palhaço é muito mais presente se comparado ao livro, mas vemos pela capa que em ambos o marketing foca no palhaço. Isso é totalmente compreensível, visto que a figura traz medo e estando associada a franquia, incentiva o público.
Por isso, fez sentido que no filme o formato original da coisa fosse o palhaço.


Considerações finais:
Em síntese, adorei o filme e amei o livro! 

Tudo o que essa história nos passa é muito válido, toda a questão da amizade e de como o clube dos otários criam laços tão fortes em pouco tempo me deixou tão feliz e com certeza é um livro que vou levar para a vida toda!
O filme traz toda aquela vibe infantil e anos 80 que eu amo! O roteiro foi sensacional, assim como cada partezinha que formou o que vimos nas telas. Isso me deixou muito ansiosa para a parte dois que será lançada em breve, quero ver como vão retratar o grupinho na idade adulta.







Mas ainda assim, se você viu o filme e gostou, recomendo demais que leia o livro, afinal é uma experiência mais completa e que com certeza vai te marcar.



Compre o livro aquiAmazon



xoxo




You Might Also Like

3 comentários

  1. Sem dúvida precisa ler tb rsrs
    Mas tive as mesmas impressões que vc, as mudanças da maioria dos detalhes não me incomodou, achei que ficou bacana no filme, mas a Bev realmente passa uma sensualidade que não tem no livro :/

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?
    Li a primeira parte do livro e assisti o filme. Gosto muito do filme, e consegui me sentir próximo dos personagens e entender suas famílias (mas tenho em mente que no livro deve ser muito maior a construção) mas por se tratar de algo que não há tantos detalhes como o livro, o filme é muito bem construído.

    Gostei muito da "resenha"!
    Beijos, Ally.
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  3. Oiiii, Adoreiiii saber sua opinião!!Concordo com você, houve sim algumas mudanças (como no caso da personalidade de Mike) mas as mudanças tiveram uma justificativa e foi o que gostei. Acho que a Bev ficou com esse aspecto mais velha porque nós meninas acabamos amadurecendo primeiro que os meninos, e acho que a escolha para atriz deve ter seguido essa linha, mas super compreendo o seu ponto de vista. Também amei o filme, fiz a resenha do livro lá no blog mas ainda faltou falar do filme hahaha o que pretendo fazer ainda esse ano. Na verdade ainda há muitas coisas que gostaria de falar dessa obra, e tenho planejado algumas postagens para isso. É realmente uma leitura fascinante e uma narrativa impecável. Amei demais seu post.Querendo reassistir o filme em breve <3

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Like us on Facebook

Flickr Images