Resenha: O Menino de Pijama Listrado - John Boyne

17:10

Ano: 2007 
 Páginas: 192

Idioma: Português 
Editora: Seguinte




Então pessoal, ganhei um livro da minha mãe recentemente chamado "Fique Onde Está e Então Corra" do autor John Boyne, publicado pela editora Seguinte.
Ainda não li o livro que ganhei, mas parei para pensar o quanto necessitava fazer uma resenha de O Menino do Pijama Listrado (outro livro de sua autoria).

Muitas pessoas não imaginam o tamanho poder que esse livro fininho tem sobre as pessoas. Eu definiria como extraordinário, ele mexe com cada sentimento que antes não sabia que tinha.
O Menino do Pijama listrado não é como um romance em que o personagem principal morre no final, o sentimento é diferente, acho que se iguala com a humanidade, pois durante todo o livro temos plena consciência de que o enredo não é nada que o autor inventou, é algo que realmente aconteceu em uma fase da qual podemos nos envergonhar.

Creio que muita gente assistiu ao filme e sim admito que foi uma adaptação muito bem feita na qual não sentimos carência de quase nada, mas ler o livro é diferente, é possível criar uma intimidade com os personagens de um jeito que o filme não permite, ou seja você vai chorar até mijar na roupa.




Gosto do jeito simples como bruno vê a vida, ele simplesmente não faz ideia da real situação da Alemanha e como julga os judeus como "as pessoas de pijama" me deixou de certa forma emocionada porque percebemos a tamanha inocência de uma criança.

Não posso deixar de citar sua irmã, acho que um dos pontos mais fortes do livro foi a mudança da garota. Quando moravam na capital, Berlim, ela era apenas uma criança de 12 anos que ainda brincava de bonecas, mas quando se muda e conhece uma pessoa específica começa a mudar drasticamente. 
É por isso que amo tanto o livro, apesar de se passar em uma época totalmente diferente, a situação dos personagens é algo totalmente atual. O pai que foca muito no trabalho e acaba esquecendo os filhos e na maioria das vezes eles acabam se perdendo, a mulher acostumada a ser inferior e nunca questionar o marido, a filha que acaba se apaixonando por alguém mais velho e muda totalmente sua mente por essa pessoa porque quer ser "boa o bastante" e o filho, uma criança inocente que não faz ideia dos problemas que se passam dentro de casa.

Acho que O Menino do Pijama Listrado pode ser comparado com O Diário de Anne Frank por tamanho impacto, livros assim são bons para nos fazer perceber do que o ser humano é capaz de fazer.

Por hoje é isso, espero que tenham gostado da resenha. 
Esse é um livro que indico muito para qualquer pessoa, então se não leu LEIA


É SÉRIO, LEIA.

xoxo Feh

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images