Livros X Adaptações para cinema

06:20


Hey Galerinha, hoje vou falar sobre um assunto que vem incomodando muito a vida de nós leitores, as Adaptações de Livros nas Telonas.
Muitos leitores andam reclamando da ENORME diferença entre o livro e a adaptação, oque não podemos negar é que são diferenças que ninguém consegue entender o porque delas.

Na maioria das vezes são coisas que poderiam colocar da mesma forma que nos livros, um exemplo é na adaptação de Cidades de Papel, no livro Margo diz que precisar fazer 11 coisas da sua lista, e na adaptação Margo (Cara Delevingne) diz ter 9 coisas da lista pra fazer.

Oque mais incomoda é a questão de ser coisas pequenas, detalhes que os leitores vão lembrar e que não daria trabalho algum se colocassem no script e mudaria bastante a questão do preconceito com as adaptações. Todo bom leitor gosta de que todos os detalhes estejam perfeitamente alinhados para que o filme seja o que tanto desejou e esperou por tanto tempo.


Como exemplo vou falar da saga Instrumentos Mortais. A saga é SUPER bem falada, tem milhões de fãs e uma adaptação meio digamos que "nada a ver mano". 
O longa teve tanto " sucesso " sintam a ironia,que não rendeu bilheteria e não teve sua sequência, já que são 6 livros. Apesar de ter vários fãs que esperavam ansiosamente pelo filme.
 O legal disso tudo é que agora a saga irá virar uma série #EITAGIOVANNA.
A diferença é tão grande que nem se preocuparam em escolher uma atriz com a mesma cor de cabelo da personagem SIM, COR DE CABELO, então nem preciso citar tantas outras coisas que foram infiéis ao livro.
Porém, quanto a série estou esperançosa. O elenco é bem fiel a descrição da autora o que me deixa ainda mais ansiosa para sua estréia. Bem agora é esperar que tenham mais sucesso dessa vez e que a série seja renovada por várias temporadas.

Ok, já falamos das adaptações ruins, porém nem todas são assim ainda bem.
Posso citar alguns filmes que foram bem fiéis aos livros, claro que nunca será a mesma coisa, afinal quando se lê pode saber tudo o que se passa pela cabeça da personagem. 

Creio que nunca farão uma adaptação idêntica ao livro porque são tantos detalhes que as vezes não cabem no tempo do filme. 

Uma das adaptações que mais gosto é Harry Potter,como disse antes não é exatamente igual, mas os produtores/diretores merecem um PARABÉNS. Quase todos os filmes são quase idênticos aos livros, se não fosse por O Enigma do Príncipe eu diria que todos os filmes foram bem fiéis. Apesar do sexto filme não ter sido tão fiel, não é motivo para julgar a saga toda.
Tudo o que adicionaram nos filmes que não estava presente nos livros foi um tanto que coerente e alguns me fizeram amar ainda mais os filmes (principalmente a cena em que Harry dança com Hermione).

A Culpa é das Estrelas também não foi nem um pouco decepcionante, o filme além de maravilhoso também nos faz sentir tão emocionados quanto nos livros e acho que nenhum detalhe realmente importante foi deixado de lado, se bem que adoraria ter visto a cena em que Hazel empresta seu oxigênio para a garotinha.    

Fiquem ligados nos próximos livros que teram suas adaptações

A Seleção - Kiera Cass
Ugly Love - Colleen Hoover
Cinquenta Tons mais Escuros - E.L James
Como eu era antes de você - JoJo Moyes 

Uma mini lista dos livros que viraram filmes.

Simplesmente Acontece
Cidades de Papel
A culpa é das Estrelas
Cinquenta Tons de Cinza 
Se eu ficar
Maze Runner
Jogos Vorazes
Divergente
A Última Musica


E é isso, espero que tenham gostado

Até a próxima 

xoxo Manu

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images