Resenha: Cidades de Papel - John Green

13:38

 Cidades de Papel

Autor: o fantástico John Green
Páginas: 368
Editora: Intrinseca
Ano: 2013
Classificação: 4/5



Interessei-me por esse livro assim que soube que o escritor era John Green, não importa se as pessoas dizem que seus livros são “modinha”, ainda o acho um ótimo escritor. Até então, o único livro dele que havia lido era “A Culpa é das Estrelas” e instantaneamente me apaixonei por sua forma de escrita, a forma que envolve os leitores e a realidade de tudo.
Em “Cidades de Papel” a maioria dos diálogos são engraçados, principalmente quando Q. está conversando com seus amigos Ben e Radar. E como em todo o livro de romance, não pode faltar aquele lance de todo o apaixonado: comentar sobre a crush com os amigos quem nunca. E nesse, Q. dominou muito bem principalmente depois do desaparecimento de Margo, quase posso classificar como obsessão.
“Algum problema em Q falar de sua paixão com seus amigos, após seu desaparecimento, porque está preocupado, pensando onde está, o que está fazendo, o por quê de ter ido sem nem sequer ter avisado? ”
Problema nenhum. Seria totalmente aceitável se ele fizesse isso. Como Radar diz no livro, Q. esperava que as pessoas não fossem elas mesmas e sim o que ele queria que elas fossem. Ao meu ver, ele queria que seus amigos se importassem com o desaparecimento, com as pistas tanto quanto ele que era o único que realmente se interessava. Teve um ponto em que ele foi tão exagerado que quis estapear a cara dele e foi no exato momento que Radar disse tudo o que estava pensando. Se desse pra abraçar personagens fictícios...
Resumidamente, Cidades de Papel envolve metáforas, mistérios, humor, romance, um pouco sobre como idealizamos as pessoas sem realmente conhecê-las e um final um pouco decepcionante e totalmente diferente do filme.
Se você ainda não leu o livro ou só assistiu o filme, não carregue toda a sua esperança de um final extraordinário.
Bom, é só isso. Se eu escrever mais vou acabar soltando spoiler.



xoxo Laís

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images