Resenha: Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes

16:14


Ano: 2013 
 Páginas: 320
Idioma: português 
Editora: Intrínseca


Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.
Imagine ser alguém de 26 anos e não ter nenhuma ambição na vida, além de trabalhar em um café onde já é conhecida por todos.
Bem, a vida de Louisa Clark é assim. 

Acredito que não foi de sua escolha perder a esperança, durante o livro fica totalmente evidente o privilegio dado a sua irmã Treena, a caçula. Lou sofre uma espécie de bullying familiar (de um jeito não tão ruim), a garota é zoada pelo próprio pai e a irmã é bem infantil. Principalmente quando estão em meio a uma briga.

Lou que até então era acostumada com sua vida pacata trabalhando em um café sofre um grande impacto ao saber que o estabelecimento fecharia. Com o mínimo de experiência em entrevistas de emprego, sai a procura de algo razoável que não seja strip ou envolva limpar cocô de velhos que possa sustentar sua família a qual contribui com seu salário porque a mãe não trabalha para cuidar do avô.


Suas buscas chegam ao fim quando surge uma vaga para cuidadora de um tetraplégico, no caso Will Traynor, nosso segundo protagonista. Will ficou tetraplégico da maneira mais impossível  em sua vida cheia de aventuras radicais como bungee jump e escaladas.
Depois de seu acidente Traynor perdeu a vontade de viver, começou a se isolar chegando até a pensar em se matar por todas as dificuldades. No livro podemos entender um pouco das dificuldades de pessoas deficientes e realmente no caso de Will não é nada fácil porque além da deficiência ficou também com vários problemas graves de saúde.

Will é bem fechado e frio com todos que tentam se aproximar dele, até com sua mãe a velha também não ajuda nada com sua simpatia, o único que consegue se comunicar com ele é Nathan, seu enfermeiro. Com Lou não foi diferente, Traynor com seu jeito carinhoso e receptivo fazia de tudo para que Lou desistisse do emprego o mais rápido possível, o que ela até pensou em fazer, mas estava realmente precisando do dinheiro.

Aos poucos Will vai deixando Lou se aproximar, nesse ponto a autora foi muito bem. A relação dos dois vai se construindo aos poucos, Traynor não muda seu jeito, apenas é "domado" por Clark. Com poucos diálogos e assuntos variados eles vão dando seu jeito para se falar.

No enredo um segredo é descoberto por Lou e isso muda tudo, desde suas atitudes com Will até seu jeito de pensar e metas de vida. Assim a história vai se desenrolando.

Confesso que não chorei em apenas uma parte do livro, na verdade na metade já estava com lágrimas escorrendo em minha bochecha, mas no final...

Não quero dar spoiler, mas tenho que dizer que não gostei do final. Claro que a autora quis fugir dos clichês e fazer algo diferente, deu certo. O que fui contra não é por causa do que foi feito e sim por como foi realizado.
Bem, espero que depois de lerem entendam do que estou falando.

É um livro que recomendo a todos como uma leitura quase que obrigatória, a mensagem que ele deixa é perfeita e nos faz repensar a vida.




VÍDEO:


You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images